Como Ajudar seu Filho a Ficar Longe das Drogas!

Hoje tudo acontece muito rápido, tudo é instantâneo, e as pessoas se tornam cada vez mais imediatistas querendo tudo do jeito mais fácil. As informações para as crianças desta geração são inúmeras, já se acostumam logo cedo com a tecnologia e um dos brinquedos mais pedidos hoje pelas crianças não é mais o vídeo game e sim os Smartphones e tabletes. Essas fascinantes engenhocas que podem ser manuseadas com um simples toque pelos dedos e tudo acontece. Com este bum tecnológico a geração das crianças de nossos dias é muito diferente de anos atrás quando a molecada ia para rua brincar de carrinho de rolimã e as meninas de boneca. A tecnologia em si mesma não é ruim, mas sim como lidamos com os nossos filhos e a grande gama de informações que eles recebem.

O falto é que muitas famílias não sabem trabalhar com este acesso irrestrito a tantas informações e isto infelizmente tem prejudicado muitas famílias. É fato que o mundo das crianças de hoje é muito mais complexo e o acesso as drogas é bem mais fácil do que anos atrás. O crack por exemplo está disseminado e pode ser encontrado em qualquer lugar; O acesso a bebidas, cigarros e remédios dentro de casa facilita a iniciação dos jovens; As festas raves, são verdadeiras feiras de drogas, principalmente ecstasy; A maconha é vista por muitos jovens como uma droga leve, que não causa dependência ou consequências graves. A sua legalização é incentivada.

O que fazer para os filhos não serem atingidos por isso tudo?

Hoje queremos terceirizar tudo, inclusive a educação de nossos filhos, passamos a responsabilidade desta tarefa para a escola quando esta função é dos pais. As crianças vão aprender na escola, na rua, com os amiguinhos, na tv, internet e principalmente pelos modelos de vida que são expostos a elas todos os dias. E se os pais não estiverem atentos a estas influências, os nossos filhos podem ser enredados pelas drogas, porque tudo isso pode funcionar como um convite ao uso de drogas, mesmo que estas informações não promovam as drogas diretamente.

Portanto a maior prevenção para que seus filhos não entrem por este caminho são hábitos que começam cedo. Os pais devem desde cedo ter um relacionamento intenso com os filhos, investindo tempo com eles, brincando, fazendo programações juntos, participando da vida na escola, com os amigos, passeando com eles, desenvolvendo um diálogo e também estabelecendo limites com amor, até mesmo disciplinando quando necessário, o que hoje em dia tem se deixado de lado.

Um estudo realizado em cinco capitais brasileiras mostrou que quanto mais o jovem se sente próximo da família, tem menos chances de se envolver com álcool, cigarro e outras drogas. Neste estudo comprovou-se que muitos pais acreditam que:

– Podem ensinar seus filhos a verem as drogas como um problema sério;

– Podem influenciar as decisões dos filhos em idade escolar – fase em que a criança estrutura sua posição em relação às drogas.

Desta forma sabemos que se queremos preservar e livrar nossa família deste grande mal que assola a nossa sociedade devemos investir em nossa relação familiar, no relacionamento com os nossos filhos. Se você pai, mãe tem dificuldade com seu filho que já esta adolescente e pode estar sofrendo por não saber lidar com estas questões, não fique inerte e se achando impotente a isto tudo procure ajuda e interfira neste processo. Você pai que ainda tem tempo de mudar mude e faça o melhor para sua família ser feliz.

LEAVE REPLY

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *